quarta-feira, 31 de julho de 2013

sobre brincos e laços

  desde que a Mallu nasceu algumas pessoas começaram a pressionar pra que ela tivesse as orelhas furadas. o primeiro a se opor duramente contra isso foi o pai dela, dizendo que não queria que a filha passasse por uma dor desnecessária.
  nós dois decidimos que esse "furo nas orelhas" não ia acontecer partindo de uma questão óbvia: as orelhas não são nossas. as orelhas são da Mallu, que é nossa filha, não nossa propriedade. quem somos nós pra furar qualquer parte daquele corpo que não é nosso? corpo dela, regras dela.
  dizem que ela vai querer de qualquer jeito quando crescer. será? como podemos ter essa certeza? e se ela quiser, ela vai usar. terei o maior prazer em acompanhá-la pra escolher os brincos e furar as orelhas (ou sei lá onde já terão inventado de colocar piercings até lá), e então ela vai perceber que tem autonomia sobre o próprio corpo.
  dizem também que bebês não sentem dor ao furar as orelhas. nem preciso comentar, né? bebês são, veja só você, GENTE. e gente sente dor sim, senhor.
  além do que seria muito contraditório que eu, que lutei por um nascimento sem intervenções desnecessárias pra minha filha, fizesse esse tipo de intervenção sem motivo algum, por uma vaidade que nem é dela.
  já ouvi piadinhas a respeito das roupas que a Mallu usa. acham estranho que ela não ande por aí enfeitada como uma boneca, cheia de laços no cabelo, vestidos, sapatinhos. e é muito simples o motivo de ser assim: ela NÃO é uma boneca. ela é - vou falar mais uma vez - uma pessoa. uma pessoa que precisa do máximo de conforto possível. imagine-se dormindo de vestido rodado, laço no cabelo e sapatos nos pés. não dá. pra ela também não.
  assim que comecei a fazer o enxoval da minha filha procurei por peças que fossem neutras. e foi muito, muito difícil encontrar. tanto que o enxoval dela é em sua maior parte cor-de-rosa ou lilás, principalmente as peças que foram ganhadas. as lojas de bebê praticamente tem um setor "masculino" e outro "feminino", e sempre que as vendedoras perguntavam o sexo da minha filha e eu respondia ser uma menina, vinham com aquela frase clássica "ah, que lindo! menina é muito melhor de enfeitar". enfeitar um bebê com que finalidade, meudeusdocéu? às vezes a Mallu usa faixinhas no cabelo, chapéu, mas é super raro, e só quando ela não se mostra incomodada. não vejo motivos pra minha filha sair com brincos, sapatos, vestidos e laços. ela não é uma mini-mulher e muito menos tem que atender aos estereótipos de gênero da nossa cultura. 
  quando ela tiver idade pra isso vai poder escolher se vestir como quiser. antes disso nada de esmaltes "infantis" nas unhas, nada de sandálias com salto-alto (sim, existe essa aberração pra crianças), nada de roupas que não permitem que ela se movimente e descanse com o máximo de conforto possível. jamais vou impor um modelo de feminilidade machista pra minha filha e muito menos sexualizá-la precocemente. 

  vai me dizer que essa coisa-mais-linda-do-mundo precisa de algum enfeite ou orelha furada?


4 comentários:

Mãe da Luna (Mari) disse...

aqui também não tem nadica de orelha furada, quero minha bebê sentindo dor não, seria engraçado eu que quase morro quando ela é furada por vacina que é pro bem, imagina levar só pra pôr brincos? Eunão!

Anônimo disse...

Viviani / Mãe da Rapha!

Eu furei as orelinhas da Rapha qdo ela completou 3 meses! Ela chorou!!!' Mas queriamos ve-la de brincos! Esta mais linda ainda!

Unknown disse...

É claro que não precisa!E por aqui nada de orelhas furadas tb!É o que eu digo pra todo mundo:agente fura orelha de bebê pra atender um desejo que é só dos adultos.Gostei do post Ana,venho virei visitar sempre :-)

Luciana disse...

Eu furei as orelhas de Julia, pois sempre tive medo de fazer um segundo furo e por isso sou agradecida por terem furado a minha quando eu era bebê, rs! Julia reclamou, mas não chorou e ainda assim eu morri de pena, chorei e tudo... Mas acho que ela vai gostar.

Quantos às roupas e enfeites, também prezo pelo conforto, acima de tudo.

E Mallu é lindinha demais, não precisa de nenhum enfeite!!