quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Guest Post: Um dia eu anoiteci mãe - por Sabrina Proença

  minha cabeça tá cheia de posts aqui pro blog, só me falta tempo pra escrevê-los. comentando num grupo que participo sobre isso, pedi que as meninas votassem os temas que mais interessavam. e o grande vencedor foi: as mudanças que a maternidade me trouxe. foram muitas, foram lindas.
  a Sabrina, uma querida que conheci enquanto gestávamos nossas meninas, disse que pensava em escrever sobre isso também. de pronto ofereci o espaço aqui no blog pra que ela inaugure a sessão de posts que virá sobre o tema.
  se deliciem com esse relato sensível e sincero de uma mãe muito amorosa.

*******

UM DIA EU ANOITECI MÃE.

     Algumas pessoas acham que a palavra mãe remete a uma mulher maravilhosa, perfeita, uma verdadeira santa. Algo em que você deve se transformar assim que recebe esse título. Para alguns quando a mulher descobre que está grávida, e para outros somente quando nasce o bebê. É como se acontecesse algo mágico que coloca em você, naquele momento, todas as características que são  esperadas de uma mãe. Você tem que ser paciente, corajosa, amável, carinhosa, tem que gostar de trabalhar, tem que ser ótima cozinheira, não pode sentir sono nunca, tem que ter braços fortes (“Peso de filho não cansa nunca o braço da mãe, não é mesmo?”). E ao mesmo tempo não pode mimar, não pode ter o coração “mole”, não pode sentir saudades durante o trabalho… Ufa!! Nem sei se tudo isso cabe dentro de uma mulher só. Esqueci de dizer que ainda tem que ser uma ótima esposa. Sabendo que a definição de ótima esposa muda muito, depende de como pensam as pessoas ao seu redor.
     Hoje eu digo que eu renasci quando Ana Clara nasceu. Mas essa magia aí não aconteceu comigo. Não sou dessas, e desconfio sempre que dou de cara com uma possível super mãe. Depois daquele fim de tarde, no dia 15 de janeiro, eu anoiteci mãe, mas o meu dia foi bem longo e demorado. Foi parte de uma vida sendo preparada pra essa mudança, muito mais do que nove meses. Cuidar de alguém não é fácil, fazer com que essa pessoa seja feliz e ainda contribua para um mundo melhor é mais difícil ainda, principalmente nos dias de hoje. E quando ela nasceu, “socorro”, eu não sabia nada. E até hoje não sei praticamente nada. Será que é tão visível assim? De vez em quando sou julgada pelos olhares de estranhas em lugares públicos  e depois vem a pergunta: “É sua primeira filha?”. Desculpa, minha filha, se sou diferente e gosto de te ter junto a mim no sling. Ou se te falo com carinho quando  grita, chora alto ou puxa o meu cabelo em público. Se não quero que coma doces agora, ou se às vezes deixo você com aparência de um menino. Se entendo sua presença tão recente nesse mundo.
     É… não tá fácil pra ninguém. Mas como isso é maravilhoso, ter o nosso bebê, o ser mais fofo, lindo e cheiroso do mundo. No nosso caso foi amor à primeira batida do coração. Fui te conhecendo e criando o meu amor.  E quando isso aconteceu, repouso, riscos, solidão. Foi preciso coragem, e aprendi que junto com ela sempre tem que vir a fé. Preciso de muita coragem pra cultivar e defender o nosso amor sem endurecer o coração. E quando ela nasceu  aprendi que amamentar é uma das experiências mais maravilhosas da vida. Melhor do que isso, só mesmo ver seu bebê crescendo saudável com o alimento que você pode dar. Aprendi que detesto escutar ela chorando, pode dormir no meu colo que eu aguento. Hoje sei o que significa “um dia de cada vez”, hoje deu tudo certo. Sei que nada melhor do que um dia após o outro, a febre passou, a gripe foi embora, essa noite deu pra dormir… E como uma coisa pode ser ruim e boa ao mesmo tempo, como ter que sair de casa para trabalhar.
     Agora eu só posso afirmar uma coisa, ela é a luz que Deus mandou para iluminar a minha vida, antes dela eu vivia no escuro. Vamos trilhar nosso caminho juntas, mesmo não sabendo aonde vai dar. Juntas iremos aprender muito.

Sabrina e Ana Clara <3

2 comentários:

Unknown disse...

que lindo fiquei emocionada Sabrina e Ana Clara que Deus esteja sempre iluminando suas vidas suas lindas!!!!!!

Michelle disse...

Muito lindo! Sabrina, parabéns por todo amor, carinho, paciência e dedicação com a sua filhota linda! Com certeza é assim que vocês, boas mães, vão fazer a diferença na educação dessa criançada toda que vem por aí! <3