quarta-feira, 7 de novembro de 2012

quedê glamour?

  sabe aqueles filmes que mostram a grávida como a mulher mais bonita do mundo, plena, sorridente, emitindo uma luz que irradia por toda sua volta? pois é, esqueça. sério, vai por mim. algumas privilegiadas (poucas, raríssimas) podem até passar por essa fase da vida esbanjando glamour, mas pra nós, meras mortais, garanto que é beeeem diferente.
 primeiro porque né, cê tá fabricando GENTE aí dentro. seu corpo tá funcionando à todo vapor, como nunca teve que se esforçar antes, e isso traz mudanças drásticas em tudo: metabolismo, hormônios, humor, até nos sonhos...
 no 1º trimestre vêm os enjôos e vômitos. você fica com aquela cara de ressaca, mas sem a bebedeira deliciosa. ah, e o sono, um sono insuportááável que te faz dormir no tapete do trabalho (desculpa chefe, desculpa sociedade, foi mais forte que eu). e provavelmente você tá cheia de anseios e dúvidas, sua cabeça pipocando mil coisas que geralmente não são lá muito legais, afinal de contas toda hora tem um pra te lembrar que o comecinho é frágil e é 'normal' perder o bebê. NORMAL É O CARALHO é o que você tem vontade de responder, mas desde que seus hormônios ainda estejam sob um pouquinho de controle, você segura firme. ah, e a perguntação de 'você já sabe o que é?' dá vontade de responder 'filhote de gente', afinal de contas como saber o sexo assim no comecinho? a não ser que você faça uma sexagem fetal que é cara e (ao meu ver) desnecessária, ainda não dá pra ver os órgãos genitais não-formados do baby. claro que você tá ansiosa pra saber o sexo e, principalmente, pra saber se tá tudo correndo bem enquanto você vomita a vida, e as pessoas não cooperam...
 daí chega o 2º trimestre e todo mundo fala que é uma fase linda da gravidez e blablablá. ok, colega, pode até ser um amor ver a barriga crescendo, sentir as primeiras mexidinhas do bebê e tudo mais... mas adiciona ai azia, refluxo, o peso aumentando, as costas doendo e um andar muito sexy parecendo um pinguim que você ainda vai desfilar por looongos meses... tem grávida que sofre com estrias tomando conta do corpitcho, manchas no rosto (acredite no Bial e vá de filtro solar!), pele oleosa, cabelo idem, enfim, um embaranguecimento geral. e gente chata 'seu bebê já tá mexendo?' que você quer responder 'desde a 10ª semana, mas ainda não sinto porque é pequenininho e....' é, a gente tem momentos de paciência e fofura também (poucos, aproveite quando vierem). aí vêm dúvidas (zilhões delas) e exames, umas coisas te acalmando e outras te apavorando. no meu caso, descobri a diabetes gestacional já no finalzinho do 2º trimestre e tudo tratou de ficar um tantinho mais complicado e sem glamour. a gravidez é aquela fase em que a gente quer ser mimada e paparicada sem nenhuma culpa, comer tudo que der vontade (dentro dos limites, claro) e, de repente, CORTA! nada de açúcar, nada de chocolatinhos pra agradar a grávida, nem um prato de comida de gente normal você pode comer. ok, tudo por esse bebê que agora se mexe todo aí dentro de você e te causa sensações tão boas que você nunca imaginou que pudesse sentir.
 então chega o 3º trimestre! reta final! tempo de descansar e curtir a barriga... certo? não. porque, claro, a vida é uma caixinha de surpresas (joseph climber feelings) e nada (ou quase nada) saiu como planejado. você tem que cuidar melhor da alimentação, do ganho de peso que aumenta consideravelmente, começar a pensar seriamente no parto e se preparar pra isso. sem contar aquela loja que entregou o móvel errado, a falta de grana que você não esperou que surgisse, as mil outras coisas do enxoval pra providenciar que você não sabe como fazer... e, claro, o glamour: MUITO cansaço. muito. m-u-i-t-o. e cãibras que te acordam de madrugada como se um zumbi tivesse devorando sua panturrilha. você agora anda parecendo uma pata-pinguim e uma velhinha de 70 anos chega a qualquer lugar mais rápido que você. e acordar de 4 a 5 vezes durante a madrugada pra fazer xixi deve ser uma preparação da natureza (ou uma trollagem, vá saber) pra te dizer que acabou o sossego de uma noite completa. lá vem mais exames, mais preocupações e medos e anseios e dúvidas e...
 ah, as coisas que ninguém te conta: você não é mais capaz de controlar o próprio xixi. tem que correr pro banheiro ou já era! e correr, bem... nós sabemos que não dá mais. ah, a sua periquita vai ficando maior. e mais escura. claro que você não vai ter que conviver com isso muito tempo, afinal de contas no comecinho do 3º trimestre vocês duas já se despedem porque não podem mais se ver. abaixar pra depilar as próprias pernas? não dá também, alguém tem que ajudar (brigada, marido, te amo) ou sofrer na cera. e tem aquela pergunta chata 'seu neném é pra quando?' que dá vontade de responder 'encomendei com o sedex 10, cê sabe, até 10h do dia seguinte'. PRA QUANDO ELA QUISER, PORRA e aí, minha amiga, não tem mais controle emocional nenhum, hormônios tomaram conta e você fala MESMO. e xinga MESMO. e chora MEEESMO. durante a gravidez diga adeus à sua sanidade, vai por mim, ela desaparece.
 afinal de contas, como eu disse, você tá fazendo uma pessoinha aí dentro. que já é o grande amor da sua vida antes mesmo que vocês se vejam. vocês se conhecem, estão profundamente conectados e nada nesse mundo é mais forte do que esse amor que cresce no seu peito a cada vez que acorda e sabe que tem um bebê (o seu bebê!) crescendo dentro do seu ventre. dois corações batendo em um só corpo. não poderia ser mais bonito e romântico do que isso, Deus teve totalmente a manha em nos fazer apaixonar por esses serezinhos.
 não é fácil, muitas vezes não é gostoso e não é nada parecido com o que vemos na tv, mas estar grávida é mágico. é divino, é único. e curta toda essa falta de glamour, curta todos os incômodos e tenha certeza que depois vai rir de todas as preocupações descabidas... passa rápido e o que fica é só o amor que se materializa e vai pros seus braços, mas aí já é ooooutra história :)


5 comentários:

Ayesha Lomaski disse...

Pior q é verdade! tá que eu to no comeciiiiiinho do segundo trimestre mas minha paciencia ja foi!
Não aguento mais nego olhando pra minha minuscula barriga: EU NAO TO GORDA POHA EU TO GRAVIDA!
não aguento masi o povo me falando o qq eu tenho q comer: MAS QUE CARALEO FAÇA VC A MINHA COMIDA
E eu achei que minha ansiedade ia melhorar, melhorou por um lado mas por outro eu quero tanto sentir o bebe mexer logo pro povo para de perguntar se eu ja senti o primeiro chutinho

é o que dizem: o problema não somos nós são as outras pessoas ao nosso redor!

Mas calma, logo a Mallu vai estar contigo e tudo isso terá valido a pena :)

Jacqueline Braga disse...

oie, obrigada pela visita e comentário lá no blog. adorei seu cantinho, estou seguindo.
Eu estava precisando rir um pouquinho, e tirar um pouco do estresse que esta me consumindo ultimamente, e seu post veio a calhar...morri de rir, mas tmb me identifiquei com muitas coisas rs
agora imagina passar por tudo isso com outro filho? menina, é de enlouquecer, pirar o cabeção...rs
E tmb odeio quando perguntam:é pra quando. Vou começar a responder essa do sedex...adorei rs
bjos

Mundo do Dani disse...

Olá querida, acabei de conhecer o seu bloguinho e já te estou seguindo viu? Adorei mesmo, de PAIXÃO! Beijão enorme para você!

jo nascimento disse...

Oi, obrigada pela visita, seja sempre bem vinda no meu cantinho! já estou seguindo você! Adorei seu texto, ri, bastante e me identifiquei com algumas coisas tambem. Mas vale apena curtir muito a gravidez pois apesar dos pesares é uma fase deliciosa que vamos morrer de saudade depois.
beijinhos

Lilian disse...

Muito bom o post! E vc acredita se eu te disser que dá saudades dessa fase?! bjo